Crie sua EJ

O processo de criação de uma empresa júnior pode ocorrer em 5 etapas claras

O primeiro passo para criação de uma empresa júnior é Formar um grupo e estabelecer contato com a Instituição de Ensino Superior (IES).

Levando os seguintes questionamento a IES:

  • A EJ propicia o desenvolvimento técnico e interpessoal dos alunos, tais como capacidade de gerenciamento, oratória, liderança, empreendedorismo, pro-atividade entre outros;
  • Possibilidade de colocar o conteúdo teórico em prática;
  • É o elo entre sociedade e o acadêmico. Este fato complementa a missão da universidade, que é de desenvolver benefícios para o ambiente na qual ela está inserida;
  • Dar publicidade a universidade;
  • Prática de responsabilidade social corporativa, através do voluntariado;
  • Oferecer projetos a custos inferiores com qualidade. Isto possibilita, também, um desenvolvimento econômico local, graças a consultoria acessível para micro e pequenos empresários.

Todos estes requisitos facilitam a negociação com a universidade para abertura da empresa júnior.
O segundo passo é a infraestrutura, tais como a sede da empresa, aquisição de telefone e computador com acesso a internet. Uma dica para abertura da sede é criar um documento para apresentação a universidade que inclua cronograma de atividades e orçamento do que se pretende gastar com a aquisição de equipamentos e primeiros recursos para a sede. Como o custo para a criação de uma EJ é relativamente alto, procure sempre fechar parcerias e convênios para que os custos sejam abatidos. Tente negociar a permuta de patrimônio com as instituições e mapeie as entidades que apoiam o fomento do empreendedorismo local. Tente também usufruir dos serviços de advogados e contadores da própria IES ou conhecidos. Pois o apoio destes será de fundamental importância para a fundação da EJ, pois a assinatura do advogado será solicitada para os documentos (exemplo: Estatuto) e um bom contador para cuidar dos aspectos financeiros e jurídico ( exemplo: CNPJ) .

O terceiro passo é a Formação da equipe 6 pessoas é o número mínimo de pessoas para composição da Empresa Júnior – EJ, pois estas irão ocupar cargos da diretoria como a Presidência, Administrativo-financeiro, Marketing, Recursos Humanos, Projetos e Qualidade. Existem algumas alternativas eficientes de recrutamento instantâneo. A primeira delas é a velha e uma das mais eficientes ferramentas de marketing: o boca-a-boca. Aproveite momentos como intervalos de aula e conversas de corredor para trocar ideias informalmente ou nos momentos que antecedem a aula, exponha publicamente a ideia para seus colegas de classe; aproveite os murais e outros canais de comunicação da própria universidade. EXPLORE A CRIATIVIDADE.

Depois da equipe formada faça benchmarking com outras Ejs; Estabeleça seu serviço; Preparem documentos do SELO BJ; Pensem na estrutura organizacional .

A fundação da empresa júnior é a última etapa desse processo exige que seja feita uma assembleia geral para que haja eleição dos cargos na empresa, votação do Estatuto, escolha do nome da EJ e é onde será elaborada a ata de posse da potencial empresa junior.

Para todo suporte do processo de orientação a empresas juniores nascentes e nossos projetos para auxilio nessa empreitada, que servem como facilitador, a federação está a disposição e também para retirada de qualquer dúvida através do email: admfin@pbjunior.org.br, acessem também os documentos DNA Jr, Selo EJ 2013, CNEJ e Código de Ética do Empresário Júnior para obterem mais informações.

» Conceito Nacional de Empresa Júnior
» DNA Júnior
» Selo EJ 2013
» Código de Ética do Empresário Júnior